Reflexão de Vida

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Encerrando Ciclos

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?



Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.


Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração, e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
(Nota: o texto Encerrando Ciclos não é de Fernando Pessoa ou de Paulo Coelho)

Gloria Hurtado

Mensagens de Reflexão Sobre a Vida, Mensagens de Superação

Você pode gostar...

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Feliz Ano Novo, meu amor! Que 2019 seja o ano da multiplicação do nosso amor, dos nossos sonhos e da nossa união! Que os 365 dias que nos aguardam sejam mágicos, repletos de surpresas boas, aventuras e paz. Vamos percorrer a estrada juntos, vamos vencer todos os obstáculos de mãos dadas e construir, dia após dia, o nosso futuro. Que a felicidade permaneça, cresça e jamais se esqueça de estar entre nós!

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Feliz Ano Novo! Que a virada aconteça com positividade e verdadeira renovação de dentro para fora, que traz à tona a vontade de vencer e de tornar, finalmente, cada sonho real. Que tenhamos coragem para seguir em frente, que tenhamos em mente que a felicidade permanece alcançável sempre, em cada novo dia que começar. Que o Ano Novo seja incrível na medida do impossível, bem além do que podemos imaginar.

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Feliz Ano Novo! Mais um dia que se vai e outro que se inicia não serão dias comuns se nós fizermos deles um ciclo que se encerra e outro que nasce totalmente renovado. Que a passagem de mais um ano desperte o Ano Novo em nosso interior que há muito espera para entrar em ação. Que coragem e determinação sejam as palavras de ordem para que o ano seja realmente diferente, com sementes esperando para darem os seus frutos e se transformarem nos nossos maiores sonhos realizados. Vamos viver e festejar, amar e renovar tudo de bom que há …

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

O Natal é a expressão da vida, é tempo de esperança e renovação. O Cristo que nasceu há tanto tempo ainda mantém acesa a luz que trouxe ao mundo e sua lição de amor e doação pela humanidade devem nos guiar e nos inspirar hoje e sempre. Que a harmonia, a caridade e o perdão floresçam em nossos corações e que nossas orações de agradecimento se unam a milhares de outras para se transformarem em uma só vibração. Que o Natal seja sentido e vivenciado de modo sublime, com o pensamento elevado. Que a união dê lugar às desavenças …

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Para meus amigos, o melhor Natal do mundo! Feliz Natal, amigos! Que o nosso Natal seja marcado por sorrisos intermináveis e pelas melhores vibrações. Que nossas palavras, sentimentos e ações sejam inspirados pelo bem, pelo amor e pela paz! Que não nos esqueçamos de agradecer pela vinda do Cristo que nos renovou, por nossa própria vida, pela nossa união, nossa afinidade e companheirismo sem fim. Eu desejo que cada um de nós sinta o espírito natalino e se preencha com toda a ternura e esperança que ele traz. Que o nosso coração receba um sopro de fé nesse Natal …

Whatsapp   Facebook   Pint   Baixar  

Sejamos aqueles que fazem o Natal ser especial através de um gesto de ternura, de um abraço cheio de carinho, de um olhar cheio de amor e de compreensão. É tempo de reviver o Cristo em nós, de nos inspirarmos na fraternidade e na união que se manifestam para alimentá-las em todas as épocas de nossas vidas, para que sejamos fontes do amor divino que a todos contempla, que não julga, que acolhe e apenas ama, incondicionalmente. Que o Natal não seja apenas uma data simbólica e uma celebração esquecida de significado, mas um dia de reflexão e renovação …